sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tentando explicar a história do Brasil III - Do ouro salvador ao grito de independência

E continuamos aqui onde paramos acolá...a cana perdeu a graça...e perdeu mesmo! Não estou falando dela no sentido de doçura, sabor maravilhoso e seu delicioso caldo que combina perfeitamente com um assado de presunto e queijo na pastelaria do china. Não, não meus amigos, a graça que a cana perdeu foi no sentido de não prover mais o sustento do território. Estava se tornando inviável manter-se pela renda da cana, um colapso financeiro se aproximava,  até que num local, onde hoje conhecemos por Minas Gerais (O nome tem a ver com o que vai acontecer depois desse parenteses), foram descobertas vários e vários focos de ouro! Grana amarela! A salvação estava ali, onde muito se aproveitou do que rendia esse tal metal.
Lá onde são Mato Grosso e Goiás também rendia alguns louros aos portugueses. Todo mundo cresceu o olho naquelas minas, mas tudo ficou com os portugas mesmo que mantiveram-se soberanos nas terras e ainda expandiram mais o território, definindo mais ou menos o que é o nosso território hoje.

Vale aí uma maravilhosa observação sobre o que aconteceu no parágrafo anterior, que é o chamado ciclo do ouro, que com a estrada que era o caminho do ouro as minas para a cidade do Rio de Janeiro, foi deixando um rastro de civilização. Muitas cidades, hoje chamadas históricas, e importantes, são derivadas desse processo aí.

Bom, nesse período aí, ou um pouco depois, o coro tava comendo lá na Europa e Portugal ficou na pior. Napoleão, o poderosão daquela época, resolveu invadir as terras lusitanas, o que fez com que a família real deixasse, na minha opinião, vergonhosamente, suas terras. Vieram pra cá, um local ao qual não gostavam e não tinham vontade de estar, principalmente pelo desgraçado clima tropical, mas não tiveram outra opção. A família, sob o comando de outro João (Dessa vez o VI), desembarcou por aqui.

Nessa época, quando interessava, a coroa portuguesa considerava o Brasil parte do império português, mas quando a corja toda voltou para Portugal, tentaram rebaixar de volta à colônia, o que foi prontamente rejeitado pelos brasileiros, incluindo, o Príncipe Pedro, pra nós, Dom Pedro, que tinha ficado por aqui governando o local. A coroa portuguesa queria se apossar do que o Brasil gerava e não rolou. Pessoal se rebelou e, sob o comando de D. Pedro, ouviram do Ipiranga às margens plácidas, naquela data que todo mundo já sabe, __ de ____________ de 1822, o grito. A confusão foi generalizada, muita guerra por todo o território, diferente da impressão que a gente tem quando estuda isso no Ensino Fundamental, que parece que foi bem pacífico. O grito de independência de Dom Pedro só foi ser reconhecido por Portugal quase TRÊS ANOS DEPOIS!
Dom Pedro, ali, se tornou o primeiro imperador do Brasil. Dom Pedro I. Coroa na cabeça dele em dezembro de 1825!
 Fim de papo por enquanto.

TÁ PERDIDO? COMEÇA AQUI:
Introdução
Da chegada à glória da cana

Nenhum comentário:

Postar um comentário